A Artroplastia Total de Quadril ou simplesmente Prótese de quadril foi considerada a cirurgia ortopédica do século passado. Os excelentes resultados aliados a um pequeno risco de complicações faz da prótese de quadril uma das cirurgias mais realizadas no mundo.
É indicada para o tratamento da Artrose de quadril ( Desgaste da cartilagem entre o fêmur e a bacia ) ou nos casos de fraturas do colo do fêmur (comum em idosos).
A prótese de quadril devolve os movimentos normais da articulação e principalmente elimina o principal sintoma da artrose : a dor.
Não existe idade máxima para a realização de uma prótese de quadril. As novas superfícies de contato aumentaram muito a vida útil destes implantes de forma que pacientes cada vez mais jovens possam se beneficiar deste tipo de procedimento.
Recentemente o uso do navegador passou a ser um importante aliado do cirurgião para aumentar ainda mais os já consagrados bons resultados das próteses de quadril. Ele permite maior precisão no posicionamento dos componentes de uma artroplastia.
A recuperação da cirurgia pode ser dividida em duas fases e é normalmente muito bem tolerada pelos pacientes. Na fase inicial , o paciente é estimulado a andar com um andador (isto ocorre já no segundo ou terceiro dia depois da cirurgia) por um período que pode variar de 4 a 6 semanas. A segunda fase consiste no retorno pleno às atividades de vida diária realizadas antes do aparecimento da artrose.
Apesar dos pacientes submetidos a uma artroplastia de quadril terem uma vida normal , atividades físicas com alto impacto não são recomendadas. Aquelas consideradas de baixo impacto (natação, bicicleta estacionária ,etc) são liberadas cerca de 4 a 6 meses depois do procedimento.