Perguntas e respostas sobre o Quadril – por Dr. André Wever

5

– Por que as mulheres são mais propensas a sofrer lesões no quadril do que os homens?
A pelve feminina é ligeiramente mais larga quando comparada à masculina levando a algumas consequências biomecânicas específicas. Entre elas esta um maior atrito entre o trocanter maior do fêmur ( Proeminência óssea lateral do quadril ) e as partes moles que estão em contato direto com esta estrutura óssea. Isto pode levar em alguns casos a uma inflamação específica nesta região conhecida como bursite trocantérica . Este termo foi recentemente substituído por Sindrome da dor lateral no quadril pois não é só a bursite responsável por causar dor e desconforto nesta região.
– De que forma a corrida pode aumentar as chances das mulheres desenvolverem uma lesão nessa região?
A corrida pode favorecer este atrito pois trata-se de um mecanismo de movimento constante e repetitivo , mas diversos fatores podem estar associados como o aumento na intensidade e volume do treinamento e também o grau de alongamento das estruturas mencionadas , característica pessoal de cada corredora.
– Que cuidados são importantes para que as corredoras evitem o aparecimento desse tipo de problema?
A melhor forma de evitar o problema é preveni-lo através da realização de um rigoroso alongamento muscular da região antes e depois dos treinos e principalmente após provas ou treinos mais longos. Outra forma de evitar o problema é aumentar gradativamente o volume e a intensidade da corrida este fator deve ser deve ser discutido com cada treinador.
– Fazer um trabalho de fortalecimento muscular e também alongar antes e depois da corrida pode ajudar?
Sim conforme resposta anterior.
– A escolha de um par de tênis adequado também interfere nessa questão? De que maneira?
A escolha do tênis mais adequado a cada tipo de pisada é fundamental para evitar lesões em todo o membro inferior e o quadril também esta incluído. Ao usar um tênis com o tipo de pisada adequada , o chamado eixo mecânico do membro inferior é corrigido ou mantido alinhado e isto acaba por proteger as articulações do tornozelo , joelhos e quadris.
– Problemas no quadril também podem se manifestar como dor ou lesão em outras regiões?
Algumas vezes algum problema na articulação coxo-femoral ( Articulação do quadril) pode se manifestar através de dor nas articulações vizinhas – Sínfise Pubica ou Pubis e nos joelhos. Mas o normal é a dor localizada na região lateral do quadril ou na virilha.

– Que exames são realizados para constatar a existência desses problemas no quadril?
Tudo se inicia com um bom exame físico que pode ser suficiente para detectar o problema. Em alguns casos alguns exames de imagem podem ser necessários. O mais comum deles é a Ressonancia Magnética do Quadril.
– É importante que as corredoras consultem um ortopedista antes de começar a correr? Com que frequência devem voltar a passar por consultas?
Uma avaliação Ortopédica é sem duvida muito recomendada a quem quer iniciar na pratica de corrida ou para aqueles que querem aumentar o volume de treinamento com alguma finalidade específica ( Correr uma meia maratona ou Maratona ) . Neste tipo de avaliação podem ser identificadas alterações biomecânicas que acabam por predispor a algum tipo de lesão . Após a avaliação inicial as consultas devem ser repetidas todas as vezes que algum tipo de dor ou desconforto se apresentar.
– Quais são os tipos de lesões no quadril mais comuns? Poderia explicar brevemente cada um deles?
Além do problema da Bursite Trocantérica outras causas de dor no quadril são : Tendinopatias Gluteas (Pricipalmente do Glúteo Médio) , Distensões Musculares, Fraturas de Stress no quadril , Pubalgia , Impacto femoro-acetabular e o Quadril em ressalto.

– Poderia montar uma série de cinco ou seis exercícios de musculação e/ou alongamento para as corredoras que desejam fortalecer e proteger a região do quadril? Peço que cada exercício seja descrito.
Abaixo encontra-se o meu protocolo de exercícios para quadril que foi desenvolvido enquanto estive em uma clinica de medicina esportiva na California. Pode ser reproduzido sem problemas. Clique aqui
duvidas-quadril1

duvidas-quadril2

 

15 Comentário

  1. Luiz cesar - 4 de outubro de 2016 19:20

    Doutor tenho artrose bilateral do quadril…e o medico não quer fazer a cirugia alegando que muito jovem..porem sinto fortes dores e nem consigo ficar longa horas em pè o que fazer neste caso? Por favor me ajude doutor

    Responder
    • admin - 5 de novembro de 2016 11:53

      Bom dia Luiz Cesar ,

      Com a evolução dos materiais usados nas próteses de quadril , estas estão com uma durabilidade e sobrevida cada vez maiores. Nos dias de hoje não existe mais limite de idade para uma cirurgia de artroplastia total de quadril.
      Estou à disposição para discutir o seu caso com voce.

      Att.

      Dr. Andre Wever

      Responder
      • Marilia - 21 de agosto de 2017 19:44

        Doutor tenho artrose bilateral de quadril, cm desgaste da cartilagem, estou com os meus movimentos limitados. Preciso fazer a cirurgia, estou na fila do SUS. Gostaria de saber quanto custa uma cirurgia dessa?

        Responder
        • admin - 9 de novembro de 2017 12:43

          Boa Tarde Marilia . Para poder dar uma estimativa de custo é necessário saber o tipo de cirurgia que voce necessita baseado no seu caso.
          Estou à disposição .

          Responder
  2. patricia - 23 de novembro de 2016 19:32

    Boa tarde doutor meu padrinho sofreu um trauma grande no quadril no momento esta acamado estamos querendo marcar uma consulta para uma segunda opiniao medica no caso sem problemas de ser particular so queremos se ele tem chance de uma cirurgia e de voltar a andar mas gostariamos da saber se o doutor atende pois ele so pode ir de ambulancia e de maca desde ja agradeco atencao

    Responder
    • admin - 29 de novembro de 2016 12:30

      Estou à disposição para avaliar o caso dele. Favor entrar em contato.

      Att.

      Dr. Andre Wever

      Responder
  3. Pingback: Bursite do Quadril: como lidar durante as aulas de Pilates?

  4. walkiria de oliveira - 24 de julho de 2017 13:34

    Dr. Meu nome é Walkiria, sou corredora a 15 anos, nos ultimos 2 anos tenho sofrido de tendinite e seguida de um pequeno rompimento do isquio tibial, conforme ressonncia. Já fiz fisioterapias, aplicação no local com corticoide e por ultimo tratamento de choque. Tudo melhora mas não passa a dor quando corro mesmo pequenas distâncias, tambem após treinos ou quando estou sentada no escritório.

    Exisate tratamento para não sentir dor e voltar a corer pelo menos 1/2 maratona sem dor?
    Obrigada.

    Responder
    • admin - 9 de novembro de 2017 13:28

      Bom dia Walkiria

      Pela sua descrição provavelmente o tratamento realizado não tratou a causa do problema por isso a lesão se repetiu.
      Preciso avaliar o seu caso para tentar descobrir a causa destas lesões .
      estou a disposição .
      Att.
      Dr Andre Wever

      Responder
  5. Luciana - 3 de agosto de 2017 19:16

    Fiz artroscopia de quadril por lesão acetabular há sete anos, gostaria de saber se posso fazer qualquer atividade física (sppining, exercício funcional…) o que é mais recomendado?
    Desde já muito obrigada

    Responder
    • admin - 9 de novembro de 2017 12:58

      Bom dia Luciana ,
      obrigado pelo seu contato.
      Normalmente nao há restrições quanto às atividades fisicas em pacientes submetidos a artroscopia de Quadril. Uma avaliação é necessária para saber se o seu caso especifico algum exercício deve ser evitado.
      Att.
      Dr Andre Wever

      Responder
  6. Simone - 6 de novembro de 2017 14:26

    Boa tarde Dr. André, Gostaria de saber se você faz viscossuplementação com ácido hialuronico. Todos médicos dizem que sou jovem para fazer a cirurgia, mas estou sentindo muita dor no quadril esquerdo fruto de artrose com anti inflamatório costuma passar mas tenho que tomar todo dia. Eu tenho artrite reumatoide e o uso de corticoide desencadeou a artrose no quadril. Tenho dores no quadril há 2 anos. E artrite há mais de 10 anos. Mas está controlada. Falei com sua secretária mas fiquei em dúvida pois ela me falou sobre sessões e o outro médico que fui ele falou em um único procedimento. Gostaria de entender a diferença para poder agendar uma consulta particular. Obrigada

    Responder
    • admin - 9 de novembro de 2017 12:41

      Boa Tarde Simone
      O Acido Hialuronico pode sim ser usado no Quadril com bons resultados . Porem é necessário avaliar cada caso se há indicação deste tipo de procedimento.
      Estou à disposicao.

      Responder
  7. Eli - 27 de novembro de 2017 19:52

    Boa tarde Dr°. Td bom? Meu cunhado precisa por duas protese no quadril uma de cada lado certo. Ele mora no Mato Grosso e quer fazer aqui em SP.queria saber o preço das cirurgia. Com as protese.

    Att: Eli santos

    Responder
    • admin - 14 de fevereiro de 2018 15:16

      Boa Tarde

      Por favor entre em contato no 3078-2828. ou via Whatsapp no 11982567722
      Att.
      Dr. ANdre Wever

      Responder

Comente: